segunda-feira, 28 de abril de 2008

"Aqueles que estão contra o fascismo sem estar contra o capitalismo, que choramingam sobre a barbárie causada pela barbárie , assemelham-se a pessoas que querem receber sua fatia de assado de vitela, mas não querem que se mate a vitela. Querem comer vitela, mas não querem ver sangue. Para ficarem contentes, basta que o magarefe lave as mãos antes de servir a carne. Não são contra as relações de propriedade que produzem a barbárie, mas são contra a barbárie."

(Brecht)

6 comentários:

  1. Fer, o Edu disse que a foto q a gente tirou com ele não saiu... :/ Q droga, né? Será q a gente apareceu em alguma outra? Me lembro de ter saído em uma com o Favela, tu sabe quem tirou?

    ResponderExcluir
  2. É, pode ser... Mas aí me lembrei de Rosa Luxemburgo e fico em dúvida, querido amigo. Saudações alvinegras e weimarianas.

    ResponderExcluir
  3. Dinda, sinceramente, não entendi a discordância relacionada à lembrança de Rosa Luxemburgo. A decrepitude reformista da Social Democracia, que aliás impregnou todo o período da República de Weimar, foi virulentamente atacada por ela. Não vejo no que ela discordaria do trecho de Brecht, um de seus mais devotados admiradores.

    ResponderExcluir
  4. Véio, justamente isso: a aliança com a decrepitude reformista foi repudiada e deu no que deu. Mesmo que os nazistas chegassem ao poder de qualquer maneira, com ou sem aliança. Mas, discordar do Bertoldo e da Rosa, quem há de?

    ResponderExcluir
  5. Como diria o português, percebo. Essa polêmica, aliás, nas esquerdas é mais velha que andar pra frente. Polêmica que só tem sentido, aliás, pelo abandono da dialética pelo pensamento marxista de então. Quando se abandona o necessário movimento do pensamento através das contradições e aferra-se a conceitos como verdades dadas, o resultado é a renúncia à dimensão histórica da realidade. Aí, querido, dá no que dá.

    ResponderExcluir
  6. Veeeerdade, Pantaleão!

    ResponderExcluir