segunda-feira, 28 de abril de 2008

"Aqueles que estão contra o fascismo sem estar contra o capitalismo, que choramingam sobre a barbárie causada pela barbárie , assemelham-se a pessoas que querem receber sua fatia de assado de vitela, mas não querem que se mate a vitela. Querem comer vitela, mas não querem ver sangue. Para ficarem contentes, basta que o magarefe lave as mãos antes de servir a carne. Não são contra as relações de propriedade que produzem a barbárie, mas são contra a barbárie."

(Brecht)

6 comentários:

  1. Fer, o Edu disse que a foto q a gente tirou com ele não saiu... :/ Q droga, né? Será q a gente apareceu em alguma outra? Me lembro de ter saído em uma com o Favela, tu sabe quem tirou?

    ResponderExcluir
  2. zé sergio28/4/08 20:49

    É, pode ser... Mas aí me lembrei de Rosa Luxemburgo e fico em dúvida, querido amigo. Saudações alvinegras e weimarianas.

    ResponderExcluir
  3. Dinda, sinceramente, não entendi a discordância relacionada à lembrança de Rosa Luxemburgo. A decrepitude reformista da Social Democracia, que aliás impregnou todo o período da República de Weimar, foi virulentamente atacada por ela. Não vejo no que ela discordaria do trecho de Brecht, um de seus mais devotados admiradores.

    ResponderExcluir
  4. zé sergio29/4/08 21:06

    Véio, justamente isso: a aliança com a decrepitude reformista foi repudiada e deu no que deu. Mesmo que os nazistas chegassem ao poder de qualquer maneira, com ou sem aliança. Mas, discordar do Bertoldo e da Rosa, quem há de?

    ResponderExcluir
  5. Como diria o português, percebo. Essa polêmica, aliás, nas esquerdas é mais velha que andar pra frente. Polêmica que só tem sentido, aliás, pelo abandono da dialética pelo pensamento marxista de então. Quando se abandona o necessário movimento do pensamento através das contradições e aferra-se a conceitos como verdades dadas, o resultado é a renúncia à dimensão histórica da realidade. Aí, querido, dá no que dá.

    ResponderExcluir
  6. zé sergio30/4/08 20:34

    Veeeerdade, Pantaleão!

    ResponderExcluir