segunda-feira, 12 de abril de 2004

Araguaia Vermelho


Há exatos 32 anos, iniciava-se na região banhada pelo Rio Araguaia o maior levante armado organizado de resistência à ditadura militar brasileira instaurada em 1964. O Grande Rio viu, durante dois anos e meio, suas águas tingirem-se do rubor do ideal e do sangue de jovens brasileiros conscientes da necessidade histórica de se opor à barbárie inaceitável do obscurantismo oficial, financiado pelos interesses do grande capital e apoiado por boa parte da classe média que se refastelava numa falsa pujança que apresentaria sua conta anos depois.

Peço encarecidamente a vocês que, não só em nome de um compromisso com a justiça e a decência que queremos imperem um dia no Brasil, mas também da dívida que temos com uma história falseada, escondida e manipulada, leiam o artigo profundo e emocionado de hoje do historiador comunista Augusto Buonicore, publicado no Portal Vermelho.

Leiam, como eu li e guardei. Para aquelas horas em que temos a tendência de menoscabar a dimensão cruel e covarde do regime repugnante e desprezível impingido pelos militares sob o aplauso de muitos que hoje posam de defensores da democracia e da liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário