quinta-feira, 17 de novembro de 2011

45 anos sem Sérgio Milliet



Diferentemente do que registra a maioria das fontes disponíveis na grande rede, hoje (e não dia 09 de novembro) completam-se 45 anos da morte do paulistaníssimo, brasileiríssimo, Sérgio Milliet, retratado magistralmente por Tarsila do Amaral no célebre Retrato Azul, de 1923 (reprodução ao lado).

Em tempos em que sinto a cada dia morrer mais – e violentamente – a cidade em que nasci e moro desde sempre, impende invocar a memória do pintor, poeta, crítico, que nas palavras de outro grande baluarte destas tristes plagas, o escritor João Antônio, foi “uma exceção dentro do mundo cultural paulistano. Foi uma vocação e realização boêmia, numa cidade onde qualquer manifestação boêmia ou mal comportada é oficial e acintosamente proibida, foi o protótipo do intelectual e do artista anti-sofisticado num capital brasileira onde o formalismo é quase uma regra-de-ouro.” Como se vê, a coisa vem de longe...

Não deixe de ler aqui o fac-símile do artigo completo, publicado no Jornal do Brasil de 21 de novembro de1966. São Paulo e o Brasil precisam desesperadamente.

Um comentário:

  1. Sérgio Milliet, Alceu Amoroso Lima e Edgar da Mata-Machado foram alguns dos intelectuais brasileiros marcados pela passagem do escritor francês Georges Bernanos por aqui. A visita que ele recebeu de Stefan Zweig à véspera de este suicidar-se, sua revolta contra a mediocridade dos intelectuais e a ascensão do totalitarismo e sua amizade com pensadores brasileiros são alguns dos detalhes narrados por Sébastien Lapaque em “Sob o Sol do Exílio: Georges Bernanos no Brasil (1938-1945)”, obra que acaba de ser lançada pela É Realizações Editora, dando continuidade à Coleção Georges Bernanos.

    Matérias na Folha de S. Paulo a propósito do lançamento do livro:
    “Descendentes de Bernanos estão espalhados pelo Brasil”: http://goo.gl/ymS4lL
    “Sob o sol de Barbacena”: http://goo.gl/O8iFve

    Para ler algumas páginas de “Sob o Sol do Exílio”: http://goo.gl/6hAEOM

    Confira também:
    Diálogos das Carmelitas: http://goo.gl/Yy3ir3
    Joana, Relapsa e Santa: http://goo.gl/CAzTTk
    Um Sonho Ruim: http://goo.gl/Kd091z
    Diário de um Pároco de Aldeia: http://goo.gl/ISErLc
    Sob o Sol de Satã: http://goo.gl/qo18Uu
    Nova História de Mouchette: http://goo.gl/BjXsgm


    ANDRÉ GOMES QUIRINO
    mkt1@erealizacoes.com.br
    (11) 5572-5363 r. 230

    ResponderExcluir