quinta-feira, 3 de abril de 2008

Meia palavra


Diz o ditado, para bom entendedor. Não vos preocupeis com deparar neste jardim, perdido entre podas e roçado negligentes, face para baixo como média de pobre, nem sonho de ofender o pudor desta sutilíssima donzela, a perturbar o sono dos filósofos e poetas há tanto. Aquietai-vos.

Para a sabedoria ancestral que herdamos de África, a palavra falada é a mais poderosa forma de transmissão do axé, a força que tudo realiza. Por isso a cultura tradicional africana é essencialmente oral: não pela presunçosamente suposta incapacidade daqueles povos desenvolverem um sistema escrito, mas para preservar a força realizadora e operadora que os ensinamentos milenares encerram. Tanto como para os judeus e para os cristãos primeiros, para quem Deus é “verbo” que existia no princípio; e que pelo verbo fez todas as coisas (Fiat!) e viu que eram boas. Mas não entre nós, claro, tão ciosos de nossa sapiência e tão dependentes dos olhos de não ver. E os sons fizeram-se imagens e pariram a História! Verba volant, scripta manent, ensinaram os latinos o que hoje só os cães parecem entender. A caneta pode ser mais poderosa que a espada? Só mesmo a cegueira crassa de quem tudo supõe poder ver é capaz de descuidar do poder dilacerante da palavra dita, com seu calor, umidade e inflexão capazes de produzir o mundo e destruí-lo.

A palavra é o veículo de conteúdo, significação e axé que vai daquele que a profere ao outro que tem a oportunidade de recebê-la. Encerra sempre uma ampla gama de referências a um universo de significados mais ou menos conscientes e será potencialmente mais poderosa na tarefa de comunicar quanto maiores forem os pontos de contato dos universos referenciais do emissor e do receptor. E o compartilhamento desses referenciais em tese aumenta na medida em que esses tenham vivências culturais convergentes e ainda mais se o meio social em que estiverem inseridos possibilite a existência de espaços de interação social não pré-determinados, vale dizer, onde a permanente repactuação das regras de conduta e dos códigos simbólicos for inerente àquela forma de socialização (nas brincadeiras de criança, por exemplo).

Justamente pelo seu poder avassalador, que encerra tamanha carga de forças e vivências acumuladas, a palavra será perigosa se não for cuidada. Não pode ficar por aí voando, conforme o ensinamento; lançada de uma parte, tem que ser recebida de outra, como passe redondo de pé em pé. Para ser bom entendedor, então, além do cabedal de referências significativas comuns com o emissor, é estritamente necessário o que o Filósofo já chamou de “atitude comunicativa”, e que nós conhecemos como a velha “boa vontade”. Uma ação comunicativa só pode ser bem sucedida se além do conhecimento do código e do compartilhamento de referenciais, emissor e receptor estiverem empenhados na tarefa. Sendo, portanto, uma forma de racionalidade essencialmente dual, seu paradigma de validade não está nas regras formais ou transcendentais que o sujeito pré-estabelece como válidas ou certas ou perfeitas. Pelo contrário, tudo o que é pré-estabelecido como certo, como dado, vai prejudicar a interação. Para que a racionalidade comunicativa se estabeleça, portanto, é requisito que os comunicantes abdiquem de suas ditaduras particulares de significados para a construção de pontos possíveis de entendimento. É preciso que admitam a falibilidade de suas pré-definições.

Ora direis que não vivemos nesse mundo. E é fato. Nosso mundinho ocidental não é feito de abdicações. Ao contrário, é orientado pela lógica do consumo e da acumulação, legitimados por uma razão que opera por exclusões entre o certo e o errado, conforme determinados de antemão. Todos buscam a defesa dos seus interesses, a vitória, a dominação, no campo de batalha que se denominou mercado. Nesse cenário, não há lugar para o entendimento, para a repactuação de definições, para falibilidade, antes somente para a um cálculo de eficiência enquanto adequação entre meios e fins. E onde o entendimento dá lugar a um cálculo instrumental, a palavra não é mais veículo de possibilidade de construção, mas é a arma letal a detonar todos os conflitos. Sem atitude comunicativa, sempre se procurará na palavra percebida as intenções ocultas, as artimanhas veladas, as estratégias de logro e dissimulação, a manipulação e o confronto. Sem entendimento, conflito.

É por isso, meus caros passantes, que tenho, a cada dia, menos vontade de falar. Porque escrever é infinitamente mais seguro! Pode-se parar e pensar e ler e reler. Pode-se deixar para o dia seguinte. Quem pode deter o poder avassalador dessas criaturas poderosas no átimo seguinte ao em que logram evadir-se de nossas bocas? A palavra só é possível onde reina a procura do outro, a compreensão e a consciência da falibilidade. Porque no cenário da guerra universal deflagrada a palavra sempre será a embaixada do inimigo, ao invés de veiculadora das essências mais sutis da alteridade. Se os indivíduos se transformam em feudos a combater isoladamente por suas verdades contra a possibilidade do encontro, enxergando no que vem de fora somente a essência do que não é, onde se albergará a hospitalidade para com a palavra fugidia? Destemperada, andarilha, ela só gerará destruição!

Loucos, os que saem por aí soltando aos ventos esses demônios da discórdia! Porque de construtoras de todas as coisas, as palavras perdem sua capacidade de tudo criar pelo paulatino imerecimento humano de usar esse poder. Mestres que somos em desperdiçar os dons que nos são legados, peritos na arte de escangalhar as preciosidades confiadas à nossa guarda, os seres humanos perdemos a oportunidade de co-participarmos da tarefa criadora do universo, conforme nos foi dado pelos Primeiros Pais. Encastelados em nossas ditaduras soberbas, seguimos gerando a discórdia que nos há de destruir.

E o butiquim será, enfim e sempre, o único reduto possível da palavra, conforme disse o Poeta. Nele – e só nele – ora direis ouvir-me falar.

2 comentários:

  1. "Enu eja pa eja", como diriam os ancestrais. Em bom português, "o peixe morre pela boca".
    Tremendo texto.

    ResponderExcluir
  2. fê, adorei o texto... ele me lembrou um trecho lindo de um texto de um cara chamado jorge larossa... veja o que vc acha...
    beijos, tati

    "A experiência, a possibilidade de que algo nos passe ou nos aconteça ou nos toque, requer um gesto de interrupção, um gesto que é quase impossível nos tempos que correm: requer parar para pensar, para olhar, parar para escutar, pensar mais devagar, olhar mais devagar e escutar mais devagar; parar para sentir, sentir mais devagar, demorar-se nos detalhes, suspender a opinião, suspender o juízo, suspender a vontade, suspender o automatismo da ação, cultivar a atenção e a delicadeza, abrir os olhos e os ouvidos, falar sobre o que nos acontece, aprender a lentidão, escutar os outros, cultivar a arte do encontro, calar muito, ter paciência e dar-se tempo e espaço"...

    ResponderExcluir