sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Ser boi

Maurício Pereira


ir pra Minas e ser boi lá
ir pra Minas e ser boi lá
ir pra Minas e ser boi lá

mascar, pastar, sorrir, pensar

olhar de rabo de olho
(se é que boi tem isso)
os carros voando na BR
tentar perceber o motor

essas pessoas que têm alma
eu me pergunto por quê
elas vêm e vão para Brasília
em tamanha velocidade

ser a encarnação do boi
esperar a minha hora chegar
sem pressa e sem pressão
divagar bem devagarinho

fixar o olhar no horizonte
encarar demoradamente
se perder da noção da hora
ralar o chifre no mourão da cerca

sorrir e ser boi
sorrir e ser boi em Minas
sorrir e estar em Minas
(sorrir e pisar em Minas)

e enxergar além da cerca
sonhar pra além da colina
daquela gente toda na BR
além do limite de velocidade

sorrir ao respirar
curtir a gramática
viver a dialética
o bafo quente do pasto

mugir graúdo à sombra desta velha
e majestosa mangueira carregadinha
(fazer mil versos como esse anterior)
pastar, sorrir, pensar, olhar

um coração de boi
sem prece, sem perdão
sangrar no arame farpado
chifrando algo ou alguém

concluir o mundo e senti-lo
concluir o mundo a senti-lo
me excluir do mundo, tranquilo
minhocar sobre as razões das gentes

te olhar e babar
em você, em mim ou no capim
calar e compreender
te olhar e pastar

mugir pro céu e agradecer
querer reverenciar
este momento singelo
de comer quieto com o anu nas costas

sorrir e balançar
sorrir e balançar a cabeça
desatinar que nessa mesma hora
toda aquela gente estoura

os limites da velocidade
a estrada deserta atrás da cerca
aquilo que parece ser
o motor das pessoas

ir pra Minas e ser boi lá
ir pra Minas e ser boi lá
ir pra Minas e ser boi lá

Um comentário:

  1. inha opinião sobre a China ira sempre contra a organização social e política, independe mente da forma “política econômica em geral", mas da forma política familiar. Há pouco tempo atrás alguém fez aqui uma comparação entre a China e o Japão em forma de cultura e formação social e política em que: classifica a formação familiar, célula estrutural, da chinesa de fora para dentro e do japonês de dentro para fora, ou seja, a formação democrata familiar ( em pequeno embrião) na formação estrutural e social é muito importante para as grandes decisões, i. e., partindo de cada casa, bairro, cidade ate a federação. Isto na China não funciona. É ao reverso, todas as decisões parte de um imperador, ou hoje de um comitê, desligando a forma mais primitiva e tribal. O mundo de uma forma ou outra segue os parâmetros tribais, a formação do social, religioso e político. A China e a Índia sobreviveram e se unificou emanando em um mundo fantástico do ser homem do passado e ao moderno social e religioso com castas ou evoluem suas filosofias que vivem entre escravocratas e os humilhados (a pobreza humana) olvidando do prosaico tribal humano.
    bebi
    Falei de mais!
    pensei.

    joao

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