quarta-feira, 19 de maio de 2004

Vermelhou


O Portal Vermelho, sítio virtual mantido pelo Partido Comunista do Brasil, foi o grande vencedor do prêmio IBest 2004 na categoria “política”, pelo voto direto dos internautas. Trata-se de uma grande vitória do Partido em geral e do camarada Bernardo Joffily, idealizador e maior entusiasta deste projeto. O prêmio é não só um reconhecimento pelo trabalho sério e competente, mas representa uma marca histórica para os comunistas.

Primeiro, porque em meu entender e conforme já tive oportunidade de escrever por aqui, a Internet é o veículo que revoluciona o padrão capitalista da comunicação em grande escala. Então, é fundamental que um Partido que se proponha a revolucionar as relações sociais lastreadas na lógica do capitalismo domine esse meio e as linguagens a ele subjacentes.

Segundo, porque não é pequeno o desafio de se fazer um “jornalismo partidário democrático”, conceito que chega a ser quase paradoxal. Pois é notório que a marca distintiva do jornalismo democrático é a objetividade e imparcialidade; e a característica maior do partido, etimologicamente até e a despeito da redundância, é a parcialidade! Neste sentido, é realmente supreendente como o Vermelho vem conseguindo manter uma linha editorial que conduza paralelamente o aspecto informativo e o mais propriamente opinativo, de modo que o leitor tenha condições de identificar e separar os dois vieses muito mais, em meu sentir, que na grande maioria dos jornalões brasileiros, com seus editorialismos enrustidos e mal-disfarçados. Vale dizer, a síntese dialética entre partidarismo e objetividade se traça a partir de honestidade de propósitos e transparência editorial, duas mercadorias bem ausentes de nossas bancas.

Aproveito para deixar aqui o agradecimento aos amigos que, a partir dos meus insistentes apelos nestas páginas e alhures, ajudaram na conquista desta merecida láurea. Independentemente, fica mais uma vez o convite para que conheçam uma maneira inovadora de produzir informação qualificada, mas não partidarizada, ainda que orientada ao leitor progressista. E seja bem-vindo à esquerda bem informada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário